REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES

PRORROGADA a data limite para envio de resumos: até o dia 25 de Julho de 2024 às 18h00 (horário de Brasília)

ATENÇÃO: A data limite para envio de trabalhos FOI PRORROGADA para o dia 25 de Julho de 2024 até às 18h00 (horário de Brasília)

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

  1.  O envio de Temas Livres será realizado exclusivamente por meio eletrônico
  2. A submissão do trabalho está condicionada à inscrição de ao menos um dos autores/coautores como participantes do AlergoMinas 2024 e os participantes inscritos deverão assistir a 75% no mínimo das aulas para receber o certificado.
  3. Os trabalhos inscritos serão selecionados para exposição em formato Pôster eletrônico que poderão ser visualizados pelo site do evento durante o AlergoMinas 2024. Não serão aceitos pôsteres impressos.
  4. Nesta edição do AlergoMinas haverá premiação para Primeiro, Segundo e Terceiro lugar dos pôsteres.
  5. Os pôsteres poderão do tipo: artigo original, série de casos, relato de caso (com revisão da literatura) e revisões sistemáticas.
  6. Os relatos de casos e série de casos serão avaliados pela comissão científica e somente serão aceitos casos inéditos e que tenham relevância para a prática clínica. O mesmo ocorrendo com as revisões sistemáticas. Nos relatos de caso, a fim de evitarmos conflitos éticos, não poderão ser enviados nomes das pacientes, mas apenas as suas iniciais. Fotos que podem expor a identidade da paciente serão vetadas pela comissão. A obtenção do termo de consentimento livre e esclarecido é de responsabilidade dos autores.
  7. Cada trabalho poderá ter 1 autor e até 7 (sete) coautores;
  8. A data limite para submissão de trabalhos será dia 19 DE JULHO DE 2024 ATÉ às 18hs (horário de Brasília) (vide cronograma anexo);
  9. Os interessados deverão enviar os resumos exclusivamente através do formulário disponibilizado ao final desta página preenchendo seguintes campos:
    • Título do trabalho;
    • Nome, e-mail, celular e CPF do responsável pelo trabalho
    • Nome de todos os autores
    • Classificação do trabalho (vide item 10);
    • Resumo
  10. Os trabalhos deverão ser classificados em:
    • Alergia Respiratória
    • Imunodeficiências
    • Alergia Cutânea
    • Doenças autoinflamatórias
    • Anafilaxia
    • Imunoterapia
  11. Os trabalhos deverão ser enviados no formato de resumo, nele deverá conter: Título; Introdução/Relevância; Objetivos; Metodologia;  Resultados; Discussão/conclusão
  12. Relato de caso clínico e séries de casos devem ser estruturados com: Título; Introdução, descrição do caso (contendo história clínica, exame físico, exames complementares e condutas adotadas) e Discussão/conclusões (contemplando breve revisão de literatura)
  13. Recomendamos conferir, cuidadosamente, todo o conteúdo do resumo, inclusive os dados para contato com o autor responsável.
  14. A inscrição do trabalho implica na concordância do(s) autor(es) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento do mesmo, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras e apoiadoras do AlergoMinas 2024.

 

SELEÇÃO E PREMIAÇÃO DOS TRABALHOS

  1. Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pelos membros da Comissão de Temas Livres do AlergoMinas 2024. Os critérios para julgamento são:
    • respeito/adequação às regras deste regulamento,
    • relevância;
    • adequação da redação científica;
    • metodologia (tratamento estatístico, quando indicado);
    • clareza na apresentação dos resultados;
    • correlação do objetivo com as conclusões.
  2. A Comissão Científica e Julgadora selecionará os trabalhos de cada categoria que serão publicados no site do AlergoMinas 2024 . As decisões da Comissão Científica são soberanas e irrecorríveis;
  3. O responsável pela submissão será comunicado, por e-mail, da aceitação ou não de trabalho(s) de sua autoria, a partir de 05/08/2024.
  4. Serão premiados os três melhores trabalhos 
    • 1º Lugar – Alexa Eco Show 5 (3º Geração)
    • 2º Lugar – Alexa Eco Dot (5º Geração)
    • 3º Lugar – Alexa Eco Pop

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO ELETRÔNICA DOS RESUMOS SELECIONADOS

  1. Os trabalhos selecionados deverão responder ao e-mail recebido com o aceite do trabalho, enviando o arquivo do e-pôster como anexo até o dia: 16/08/2024.
  2. O arquivo deve ser criado em PowerPoint e deve ter 48,9cm largura X 27,5 cm altura. Necessariamente é um slide único, em formato paisagem (horizontal).
  3. Após a criação do e-pôster em PowerPoint, o arquivo para transferência deverá ser salvo em formato JPG com no máximo 2MB. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte. Podem ser incluídas figuras e gráficos a critério do autor.
  4. Um e-mail para contato deverá estar na apresentação eletrônica para possíveis dúvidas dos congressistas e da comissão organizadora;
  5. Será emitido 01 (um) certificado único por trabalho aprovado contendo o título de trabalho e o nome de todos os autores respeitando a ordem que foram informados durante a submissão.

Cronograma Temas Livres AlergoMinas 2023

19/07/2024 às 18h00Encerramento de envio de resumos (PRORROGADO)
25/07/2024 às 18h00 Encerramento da prorrogação para envio de resumos
05/08/2024 às 08h00 – Divulgação dos resumos aprovados.
16/08/2024 às 18h00 – Limite de envio de apresentação (em JPEG) dos resumos aprovados
24/08/2024 às 18h00 – Divulgação dos trabalhos premiados. (horário de encerramento do congresso)

Submissão encerrada

Formulário para submissão de temas livres